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Efeito do atraso de reforço na aquisição de comportamento comparando ratos Wistar, Wistar-Kyoto e SHR: uma replicação sistemática

Processo: 24/18032-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Fábio Leyser Gonçalves
Beneficiário:Melissa Oliani Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição   Ratos endogâmicos SHR   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição | Reforço Atrasado | Shr | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o efeito do reforço atrasado na aquisição de comportamento em ratos SHR, um modelo animal do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O estudo se baseia na hipótese de que ratos espontaneamente hipertensos (SHR), apresentam gradientes de atraso de reforço mais pronunciados, o que pode impactar negativamente na aquisição de novos comportamentos. Serão comparadas as respostas dos ratos SHR com as dos ratos Wistar (WIS) e Wistar-Kyoto (WKY), este último frequentemente utilizado como controle em estudos com os SHR. O experimento será realizado em 30 sessões, nas quais os ratos serão submetidos a um esquema de reforço tandem FR1 DRO 15s, em que cada resposta é reforçada após um atraso de 15 segundos, desde que nenhuma outra resposta seja emitida nesse intervalo. A hipótese central é que os ratos SHR levarão mais tempo para aprender a pressionar a barra, em comparação com as linhagens WKY e WIS. Espera-se que os dados gerados possam proporcionar uma melhor compreensão sobre os impactos do reforço atrasado no aprendizado de novos comportamentos nas diferentes linhagens utilizadas. Ao final, os resultados serão analisados e comparados para avaliar a eficácia do reforço atrasado na modelagem de comportamentos em ratos SHR. O estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de novos paradigmas experimentais que priorizem a aquisição de comportamento, além de oferecer uma base para futuras pesquisas sobre modelos animais de TDAH. Os resultados serão apresentados em congressos acadêmicos e submetidos para publicação em periódicos científicos, com a intenção de integrar os achados a outros estudos em andamento no laboratório. (AU)

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