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Imagens de o meu pé de laranja lima (1968): a recriação do romance de josé mauro vasconcelos para o universo dos quadrinhos

Processo: 25/03543-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernando Teixeira Luiz
Beneficiário:Lara Luisa Oliveira Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de leitores   História em quadrinhos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação de leitores | histórias em quadrinhos | Literatura juvenil | Formação de leitores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de adaptação do romance O meu pé de Laranja Lima (1968), de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), para o universo sincrético dos quadrinhos, em 2020, pelas mãos do roteirista Luiz Antônio Aguiar. A rigor, o trabalho procura descrever, analisar e problematizar uma das releituras do livro com o propósito de apurar como a personagem criança - Zezé, o protagonista do romance - foi revisitada pelos quadrinhos nacionais contemporâneos. Nesse sentido, optou-se por uma abordagem metodológica de base qualitativa, com ênfase na análise documental. Para tanto, pauta-se a pesquisa nas concepções contemporâneas acerca do texto visual e sua relevância no processo de formação de leitores, em sintonia com os estudos de ordem semiótica e pedagógica sobre a transposição da literatura para as mídias dos quadrinhos, com destaque, assim, para a jornada - do campo verbal para o visual - do pequeno herói Zezé e seu maior confidente, Minguinho, o pé de laranja lima. Para fundamentar esta proposta, serão utilizadas as contribuições de Cagnin (1975), Luyten (1987), Barbieri (1991) e Clüver (2006), além dos estudos sobre leitura, literatura e letramento rubricados por Citelli (1998), Trevisan (2000), Cosson (2006) e, sobretudo, Candido (1995). Nessa direção, com a meta de verificar como a voz da criança foi reconstruída na adaptação - e como o cartunista dialoga com a escrita de Vasconcelos - será escolhido apenas um (01) capítulo, de expressiva relevância no enredo, o qual servirá como objeto de investigação a ser observado, discutido e examinado, conforme as diretrizes teóricas anunciadas acima. Ademais, trata-se de uma investigação científica, de enfoque qualitativo, centrada no tratamento analítico de uma produção marcada pela linguagem verbo-visual, material de fácil acesso entre adolescentes. (AU)

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