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Mortos que contam: Poéticas e políticas da restituição nas literaturas do Indico africano

Processo: 24/17811-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Elena Brugioni
Beneficiário:Eliana Milagros Diaz Muñoz
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Necropolítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imagem Crítica | Literatura do Índico africano | Narrativa | Necropolítica | Restituição | Literaturas Africanas e Literaturas do Oceano Índico

Resumo

O projeto Mortos que contam: Poéticas e políticas da restituição nas literaturas do Índico africano é uma pesquisa que se situa nos campos da teoria literária e dos estudos visuais, da teoria pós-colonial e dos estudos do Oceano Índico (IOS) e visa refletir sobre a emergência do que Georges Didi-Huberman define como "imagem crítica" ou "imagem dialéctica" (1997) nas literaturas contemporâneas do Índico africano. Trata-se de um estudo sobre personagens mortos ou "viventes incorpóreos" que narram uma história nunca contada e portanto trata-se de sujeitos, jurídica e simbolicamente, despojados do direito de existir. A partir dos romances Tropique de la violence (2016) de Natasha Appanah, A Ilha dos mulatos (2021) de Sérgio Raimundo, Le Silence des Chagos (2005, 2016) de Shenaz Patel e do conto "O hotel das duas portas" (2005) de João Borges Coelho, pretende-se estudar as implicações estéticas e políticas da imagem crítica como estratégia de restituição face aos mecanismos necropolíticos (Mbembe, 2011) que pautam o contexto do Índico africano. (AU)

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