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Regulação emocional e qualidade de vida de estudantes universitários

Processo: 24/20188-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Neide Aparecida Micelli Domingos
Beneficiário:Karol Augusto dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida   Regulação emocional   Estudantes universitários   Terapia cognitivo-comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Qualidade De Vida | regulação emocional | Universitários | Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

As expressões emocionais são cruciais para o desenvolvimento e regulação das relações interpessoais. Compreender, reconhecer e saber lidar com as próprias emoções e com as dos outros é um requisito importantíssimo nas relações do indivíduo. Objetivo: avaliar e correlacionar estratégias de regulação emocional e qualidade de vida de universitários. Desenho do estudo: descritivo, transversal, correlacional. Casuística: participarão 137 universitários de uma instituição pública, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de dois cursos, sendo 48 do curso de psicologia e 89 do curso de enfermagem. Serão selecionados por amostra estratificada. Para a coleta de dados, os participantes responderão três questionários: sociodemográfico, Questionário de Regulação Emocional e questionário de qualidade de vida (Whoqol-bref). Os participantes receberão um envelope lacrado contendo os questionários para serem respondidos. Os participantes terão 15 dias para devolverem os questionários respondidos. Os dados serão analisados quali e quantitativamente e os testes estatísticos serão definidos posteriormente, pois dependem da normalidade ou não dos dados. O projeto foi submetido aos Comitê de Ética sob o número CAAE 79241424.5.0000.5415. Resultados esperados: espera-se que os resultados possam fornecer dados sobre como os universitários lidam com os aspectos emocionais e assim promover estratégias para melhorar as relações sociais e qualidade de vida.

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