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Analisando os efeitos da gamificação nas emoções de estudantes

Processo: 24/22489-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leonardo Tórtoro Pereira
Beneficiário:Alexandre Jun Hayasaka
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional   Ciência de dados   Ludificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Ciência de dados | Gamificação na Educação | Gamificação

Resumo

A gamificação é definida como a transformação de sistemas, serviços e atividades para fornecerbenefícios motivacionais, como os jogos costumam fazer. Dessa forma, é possível utilizá-la na áreada educação para obter esses benefícios, analogamente, influenciar positivamente a experiência deaprendizagem dos estudantes. Contudo, há uma lacuna no que se refere a estudos que buscam analisar os efeitos da gamificação nas emoções dos estudantes. Para diminuir esta lacuna, nesse projeto,serão analisados os efeitos da gamificação nas emoções (i.e., medo, nojo, raiva, surpresa, felicidadee tristeza) dos estudantes, como parte de uma parceria com um projeto internacional com dados jácoletados em uma plataforma educativa gamificada. O experimento que gerou os dados comparouas emoções dos estudantes em um sistema gamificado em comparação com estudantes usando umaversão do sistema com as mesmas atividades educacionais, porém, sem gamificação. Para analisartais dados, serão feitas análises estatísticas, como testes de hipóteses, visuais, e algoritmos de aprendizado de máquina (i.e., classificação e aglomeração). Espera-se obter informações sobre os efeitosda gamificação nas emoções dos estudantes, gerando novos conhecimentos sobre como a gamificaçãoimpacta as diferentes emoções dos estudantes. Os resultados obtidos nesse projeto serão apresentadospela produção de artigos científicos em conferências ou revistas (internacionais), além da difusão viaworkshops e palestras na universidade.

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