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Comunicação e Stakeholders - elaboração, execução e análise de surveys

Processo: 25/06507-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Corrêa Gomes
Beneficiário:Talita Mariane Cristino
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01101-0 - Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais, AP.CCD
Assunto(s):Survey
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunição e interação com stakeholders | Desenvolvimento Educacional | Docência e Políticas Educacionais | Formação de Políticas Curriculares | Gestão e liderança escolar | survey | Implementação de Políticas Educacionais

Resumo

Este plano de atividades integra um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos em Implementação de Políticas Educacionais, alinhado ao Tema Estratégico proposto pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC): Aprimoramento do processo de implementação curricular para melhoria da aprendizagem. As ações de pesquisa do Centro serão articuladas em 5 eixos, sendo que este plano de atividade está vinculado ao Eixo 2 - Comunicação e Interação com Stakeholders. As teorias de planejamento estratégico demonstram que nenhuma organização alcança seus objetivos de forma eficaz sem considerar seus stakeholders. Mais do que identificá-los, é essencial compreender suas expectativas e desenvolver mecanismos para atendê-las, promovendo relações baseadas no princípio do ganha-ganha. No contexto educacional paulista - um dos mais complexos e abrangentes do país - essa multiplicidade de atores se manifesta de forma intensa. Estão envolvidos desde professores, gestores escolares e famílias, até secretarias municipais de educação, Ministério Público, Assembleia Legislativa, demais secretarias estaduais, conselhos de classe e órgãos nacionais como o Ministério da Educação e a UNDIME. A diversidade e a pluralidade de interesses e agendas desses stakeholders representam um grande desafio para a formulação e implementação de políticas públicas eficazes. Nesse cenário, a pesquisa se justifica por sua relevância e urgência: fortalecer a comunicação e a articulação entre os diversos agentes educacionais é fundamental para garantir políticas curriculares consistentes e capazes de formar cidadãos preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Dessa forma, a questão que orienta o desenvolvimento deste projeto é: quais os desafios existentes e as estratégias possíveis para garantir melhor comunicação e relação entre os diversos atores envolvidos nas políticas curriculares e na gestão escolar? O objetivo geral da pesquisa é identificar esses desafios e propor estratégias eficazes para fortalecer os canais de comunicação e articulação entre os diferentes stakeholders, contribuindo para a melhoria da implementação curricular e da qualidade da educação no Estado de São Paulo. (AU)

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