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A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular

Processo: 25/00978-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Mariana de Souza Leite Cassiano
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11390-0 - Mudanças curriculares e melhoria do ensino público, AP.EP
Assunto(s):Pesquisa-ação   Política educacional   Rede estadual de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base Nacional Comum Curricular | inova educação | Novo Ensino Médio | pesquisa-ação | Políticas Educacionais | rede estadual de ensino | Políticas Educacionais

Resumo

A participação do professor coordenador das escolas (sete) envolvidas na pesquisa-ação éfundamental à formação continuada e à articulação escola-comunidade para que o processo dereforma curricular implícita na BNCC, no NEM e no Programa Inova Educação ocorra de maneiracrítica e criativa. Na metodologia da pesquisa-ação, as ações conjuntas envolvendo osprofissionais da escola e os pesquisadores da universidade têm como objetivo transformar arealidade e produzir conhecimentos sobre e para essas transformações por meio doestabelecimento de diálogo entre o conteúdo das propostas oficiais e a realidade das escolas,considerando-se os interesses e as necessidades de suas comunidades. Nessa perspectiva, aparticipação democrática será tomada como método para a construção de uma compreensão dareforma curricular no contexto de sua implementação. Nesse sentido, os processos formativos ede acompanhamento e apoio docente, realizados nas horas de trabalho pedagógico e nas açõescotidianas, serão fundamentais para atingir objetivos práticos (intervenção para melhoria doensino) e teóricos (produção de conhecimento) voltados à melhoria da qualidade do ensino e daformação dos estudantes. (AU)

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