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Ensino de Matemática na Educação Básica dos povos da floresta, das águas e do campo em Rodrigues Alves, Acre

Processo: 24/21177-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vinicio de Macedo Santos
Beneficiário:Marcondes de Lima Nicacio
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de matemática   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação do campo | Ensino de matemática | Povos da floresta | Professores | Educação matemática na educação do campo

Resumo

Este projeto propõe uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre o ensino de matemática na educação do campo. O lócus de pesquisa é o espaço rural do município de Rodrigues Alves, no estado do Acre, que tem 83% de suas escolas localizadas no interior do município, em áreas de florestas, rios e estradas vicinais. O objetivo geral proposto para a pesquisa é: compreender os modos de ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas do meio rural, considerando as especificidades dos povos da floresta, das águas e do campo de Rodrigues Alves, Acre. O desenho proposto para a investigação é o Estudo de Caso, por tratar-se de uma análise que envolve a complexidade da atividade social e educacional, descrevendo-a a partir da representação dos significados que os atores sociais trazem (Chadderton; Torrance, 2015). Do ponto de vista dos métodos de pesquisa, propõem-se as pesquisas bibliográfica, documental e empírica a partir das seguintes frentes metodológicas: a) revisão de literatura: b) análise de documentos oficiais voltados para a educação no campo, no contexto rural amazônico, e c) pesquisa de campo, com atenção voltada às observações de práticas pedagógicas, envolvendo o ensino de matemática nas instituições escolares e às interações entre os, e com os, sujeitos responsáveis pelos dados necessários à compreensão dos objetos de estudo da investigação, os professores e gestores escolares. Na análise dos dados, investiremos a Análise Textual Discursiva - ATD (Moraes; Galiazzi, 2016). (AU)

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