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Ana Cristina Cesar Leitora de Mulheres

Processo: 24/21231-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Viviana Bosi
Beneficiário:Erica Martinelli Munhoz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Memória   Crítica literária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ana Cristina Cesar | Crítica Literária Feminista | Leitura | marginália | memória | Crítica literária

Resumo

Tendo como objeto a biblioteca pessoal da poeta Ana Cristina Cesar, custodiada pelo Instituto Moreira Salles, este projeto se dedicará à investigação dos modos como Cesar leu e dialogou com a produção de outras autoras, tanto suas contemporâneas quanto obras clássicas, brasileiras assim como estrangeiras. Ademais, pretende explorar seu diálogo com a crítica literária feminista anglófona, com a qual a poeta estabeleceu contato em seu período de estadia na Inglaterra, e que deu bases para suas precursoras reflexões a respeito das questões do gênero na literatura. A fortuna crítica da poeta carioca destacou o "ato de ler" (Camargo, 2003) como procedimento central de sua escrita, e a vocação intertextual de sua poesia feita de "exílios voluntários em métodos alheios" (Sussekind, 2007). Além de permitir a maior compreensão da escrita, tanto ensaística quanto poética de Cesar, a investigação da sua marginália em obras escritas por mulheres objetiva o mapeamento de relações literárias ainda pouco investigadas, retomando de forma crítica a discussão em torno da memória literária de mulheres. A figura da "leitora enfurecida", proposta pela própria poeta (Cesar, 1999b) põe em xeque a centralidade do papel da autora na relação entre literatura e gênero, dando destaque justamente ao gesto de leitura. Apoiado nessa perspectiva, o presente projeto propõe, por meio da investigação da marginalia de Ana C., contribuir para a discussão acerca da possibilidade de recuperação da memória literária de mulheres sem incorrer nas armadilhas de abordagens totalizantes ou idealizadoras.

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