Busca avançada
Ano de início
Entree

Acidentes escorpiônicos em dois municípios da região metropolitana de Sorocaba, São Paulo: análise descritiva e espaço-temporal.

Processo: 25/05770-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Augusto Pontes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animais peçonhentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise espacial e espaço-temporal | escorpionismo | Estatísticas de varredura | Animais Peçonhentos

Resumo

Os escorpiões são animais peçonhentos distribuídos de maneira ampla nos continentes eno Brasil. Representam uma preocupação a saúde de diferentes populações com osacidentes, que podem se caracterizar de natureza variável, com gravidade que vai desdereações leves, até quadros mais complexos e fatais, dependendo das características doveneno e da quantidade injetada. No estado de São Paulo, bem como em todo o Brasil, épossível visualizar o aumento de acidentes envolvendo escorpiões, que atualmente setornaram o principal tipo de acidentes por envenenamento por animais peçonhentos. Opresente estudo pretende descrever a ocorrência e identificar aglomerados de acidentesescorpiônicos nos municípios de Sorocaba e Votorantim, no Estado no período de 2010a 2023. Inicialmente será realizada uma análise descritiva dos acidentes ocorridos nosdois municípios considerando-se variáveis como sexo e idade. Em seguida os acidentesserão geocodificados por endereço e agrupados por setores censitários nos doismunicípios. Isso permitirá obter mapas com as taxas de incidência por setores tanto emtodo o período de estudo, como em cada um dos anos. Será utilizada a estatística devarredura do programa SaTScan para obtenção dos aglomerados espaciais,espaço-temporais, temporais e sazonais de alto e baixo risco, bem como os aglomeradosde variação espacial da tendência temporal. Os valores de variáveis socioeconômicas,ambientais, climáticas, entre outras, serão comparados entre os conjuntos de setorescensitários classificados como de alto risco com o de baixo risco utilizando-se teste t deStudent para comparação de média. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)