Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de recursos didáticos táteis e áuditáteis para estudantes com deficiência visual

Processo: 25/08297-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Darcilei Alves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Tecnologia assistiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartogratia Tátil | Ensino Inclusivo | tecnologia assistiva | Cartografia Inclusiva

Resumo

A Cartografia Tátil é uma área específica da Cartografia que se dedica à produção de representaçõesadaptadas às necessidades específicas de pessoas com deficiência visual, mas especialmente se os mapasapresentarem letras impressas e cores diversas, podem ser utilizadas por todos, possibilitando umaaprendizagem multissensorial e inclusiva. (ALMEIDA, SENA e CARMO, 2011). Para os estudantes comdeficiência visual, a disponibilidade de materiais didáticos táteis é indispensável e de grande importância. Asrepresentações gráficas táteis oferecem a esses estudantes a oportunidade de se tornarem ativos durante todoo processo de aprendizagem, podendo, assim, ter uma melhor noção de percepção espacial na vida prática,facilitando sua orientação e mobilidade. (RIBEIRO e SENA, 2020 pág. 19)O processo de inclusão vem ocorrendo em escolas do mundo todo, principalmente a partir do final do séculoXX, graças aos avanços técnicos e à elaboração de Leis e declarações internacionais. Porém, mesmo com ainserção dos princípios da inclusão na educação, é comum encontrar estudantes com deficiência sem acesso arecursos adaptados e professores sobrecarregados, muitas vezes realizando as atividades no improviso. Nestapesquisa serão desenvolvidos novos recursos didáticos adaptados a partir dos princípios da Cartografia Tátilpara o uso em escolas com estidantes com deficiência visucal incluídos em salas regulares. Dessa forma, odesenvolvimento e avaliação de recursos didáticos que utilizem outros sentidos para além da visão podecontribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino para pessoas com deficiência emgeral e, no caso desta proposta, especificamente, as pessoas com deficiência visual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)