Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de Competências Digitais Docentes em Ciências da Natureza: Explorando os Desafios e Potencialidades da Inteligência Artificial

Processo: 24/13087-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 14 de julho de 2026
Data de Término da vigência: 13 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Estéfano Vizconde Veraszto
Beneficiário:Estéfano Vizconde Veraszto
Pesquisador Anfitrião: Eufrasio Perez Navio
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Jaén, Espanha  
Assunto(s):Educação em ciências   Formação de professores   Inteligência artificial   Tecnologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competências Digitais | Educação em ciências | formação de professores | Inteligência Artificial | tecnologias educacionais | Educação Tecnológica

Resumo

Este projeto investiga a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para desenvolver competências digitais em professores de ciências da natureza. A pesquisa adota uma abordagem metodológica mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos para explorar a complexidade do tema. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura, entrevistas semiestruturadas, grupos focais, análise documental e questionários estruturados. Serão analisadas práticas atuais, desafios e percepções dos educadores, bem como a eficácia dos programas de formação continuada. A pesquisa também avaliará as necessidades de infraestrutura tecnológica e as medidas de segurança e privacidade de dados. Os resultados esperados incluem a identificação dos principais obstáculos e oportunidades, desenvolvimento de estratégias e recomendações práticas, criação de ferramentas de avaliação baseadas em IA, e propostas de medidas para melhorar a segurança de dados e infraestrutura tecnológica na educação em ciências da natureza. Espera-se que esta pesquisa contribua significativamente para a inovação educacional, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais personalizado e eficaz, além de fomentar a formação contínua de professores em um contexto cada vez mais digitalizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)