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Jazz e autoritarismo no Brasil: casos e experiências da ditadura militar (1964-1985)

Processo: 25/10024-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2026
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcelo Siqueira Ridenti
Beneficiário:Renan Branco Ruiz
Supervisor: Pedro Cravinho
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Birmingham City University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:23/14941-3 - Jazz e autoritarismo no Brasil: casos e experiências da ditadura militar (1964 - 1985), BP.PD
Assunto(s):Censura   Música instrumental   Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:censura | Ditadura Militar (1964-1985) | jazz brasileiro | Música Instrumental | música popular | New Jazz Studies | Ditadura Militar (1964-1985); Sociologia da Música; História do Brasil

Resumo

Este projeto de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) visa fortalecer a pesquisa de pós-doutorado sobre as relações entre jazz e ditadura militar no Brasil (1964-1985), ampliando seu escopo teórico, documental e bibliográfico. A proposta centra-se na parceria com o Prof. Dr. Pedro Cravinho (Royal Birmingham Conservatoire / Birmingham City University), especialista em jazz diáspora e no desenvolvimento do jazz em regimes autoritarismos, cuja expertise permitirá: (1) acesso a arquivos internacionais sobre a recepção do jazz brasileiro no exterior, com ênfase em músicos exilados; (2) análise comparativa das dinâmicas censórias em contextos autoritários; e (3) revisão crítica da bibliografia global sobre o tema, ainda pouco explorada no Brasil. A pesquisa parte do paradoxo histórico do jazz no Brasil: visto como "elemento estrangeiro" pelo nacionalismo cultural, mas simultaneamente incorporado como via de modernidade. Durante a ditadura, esse tensionamento se acentuou, com a MPB tornando-se símbolo de resistência (via canção) e o jazz instrumental sendo marginalizado e recodificado como "música popular brasileira instrumental". A metodologia combina análise de fontes primárias (documentos censórios, discografia, periódicos) com abordagens transdisciplinares inspiradas em Raymond Williams (1979), enfatizando a cultura como campo de produção ativa de práticas e significados. O estágio na BCU proporcionará acesso a acervos especializados e redes acadêmicas de excelência, consolidando a inserção do "caso brasileiro" no debate internacional sobre jazz e autoritarismo. Os resultados serão transferidos para a UNICAMP através de disciplinas, publicações e um grupo de estudos transdisciplinar, fomentando novos diálogos entre História, Sociologia e Musicologia. A pesquisa não apenas preenche lacunas historiográficas, mas também fortalece a presença dos estudos brasileiros de jazz no cenário global. (AU)

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