Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão de genes alvos, para estratégia de silenciamento gênico via RNA de interferência em Brevipalpus yothersi (Acari: Tenuipalpidae)

Processo: 25/07227-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Valdenice Moreira Novelli
Beneficiário:Douglas Sant Anna Corrêa
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citricultura   Controle de pragas   Entomologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácaro da Leprose | Citricultura | Controle de Pragas | RNA interferente | entomologia

Resumo

Ácaros Brevipalpus têm importância como vetor em algumas culturas, tais como citros, café, maracujá, ornamentais, e são associados à vírus de famílias distintas - Kitaviridae e Rhabdoviridae. Em pomares de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck) estes ácaros são vetores do Cilevirus leprosis (Cilevirus: Kitaviridae), patógeno da principal doença viral dos citros - a leprose, sendo B. yothersi a espécie predominante na citricultura comercial. Os sintomas da doença são caracterizados por lesões cloróticas e/ou necróticas, em ramos, folhas e frutos, presentes nos locais onde houve alimentação pelo ácaro contaminado, podendo em casos extremos definhar todo pomar e levar à morte das plantas. O controle químico tem alto custo, mas ainda é a principal tática para reduzir a densidade populacional de B. yothersi. Porém, têm sido reportados episódios de ineficiência e aumento de populações resistentes. Assim, em tempos de maior cuidado frente aos riscos de contaminação do homem e ambiente, há forte demanda por produtos mais seletivos, eficientes e seguros. O conhecimento sobre o genoma de pragas, junto às novas tecnologias moleculares, são caminhos que podem resultar no desenvolvimento de estratégias inovadoras no controle de fitopatógenos. A técnica de RNA interferente (RNAi), via entrega de moléculas dsRNA, é um exemplo dessas tecnologias. Em trabalho conduzido no Centro de Citricultura "Sylvio Moreira"-IAC (CCSM-IAC), com base no genoma de B. yothersi, resultados promissores têm sido obtidos na prospecção de genes alvos e validação desta técnica. Portanto, esta proposta tem como objetivo avaliar o nível de expressão de genes alvos de B. yothersi, após a entrega de moléculas de dsRNA. Espera-se corroborar o possível efeito de silenciamento, previamente observado em experimentos biológicos. Informações funcionais e efeitos sobre a interação vírus-ácaro poderão contribuir para futura implementação de alternativas de controle à leprose dos citros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)