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Objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030: caminhos para a estruturação de escolas em espaços educadores sustentáveis

Processo: 25/02856-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Tadeu Fabricio Malheiros
Beneficiário:Andrea Cristina Moralez de Souza
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11718-1 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: caminhos para a estruturação de escolas em espaços educadores sustentáveis, AP.EP
Assunto(s):Educação   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação | educação climática | mudanças climáticas | Ods | Biologia, biotecnologia, ecologia

Resumo

O presente projeto está baseado nas premissas dos quatro pilares da educação da Unesco, tendo como objetivo uma sólida educação de base que perpassa na formação pedagógica aos professores e alunos na busca de uma sociedade protagonista nas ações sustentáveis, com base nas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no que diz respeito a uma educação de qualidade e especificamente na ação contra mudança global do clima. Para isso, num primeiro momento o projeto desenvolveu um sistema de baixo custo de nutrientes para o cultivo de microalgas com altas taxas de crescimento. Nesta etapa atual pretende-se desenvolver um sistema de baixo custo por sensores de módulo Arduíno para automatizar o sistema de entrada de nutrientes e saída de biomassa em escala experimental, para verificação da viabilidade de aplicação em grandes escalas. Durante os experimentos realizados foram obtidas altas taxas de crescimento celular compatíveis com os dados da literatura realizados nas universidades, comprovando a alta eficiência das microalgas na biofixação do carbono e consequentemente na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Todos os resultados obtidos serão utilizados como instrumento de contextualização das aulas da Base Nacional Comum Curricular nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática para o Ensino Médio. (AU)

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