Busca avançada
Ano de início
Entree

Encontros Literários, Terapia Ocupacional Social e Jovens: ampliando leituras de mundo e de si por meio de um Clube de Leitura

Processo: 25/08346-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patrícia Leme de Oliveira Borba
Beneficiário:Carla Tenfen de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Jovens   Literatura   Terapia ocupacional social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clube de leitura | escola pública | Juventude | Literatura | Terapia Ocupacional Social | Terapia Ocupacional Social

Resumo

Esta proposta de pesquisa é um desdobramento das atividades realizadas no projeto de extensão "TOCA da Leitura - Tecendo outros cuidados e afetos por meio da literatura e da terapia ocupacional social". O projeto promove um clube de leitura voltado a jovens do ensino médio técnico de uma ETEC localizada em Santos/SP, em parceria com o Núcleo Unifesp da Rede Metuia - Terapia Ocupacional Social. O clube de leitura configura-se como um espaço potente de convivência e formação junto aos jovens, além de representar uma ferramenta significativa para a atuação da terapia ocupacional social no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa é compreender, sob a perspectiva dos próprios participantes, de que maneira a participação na TOCA da Leitura contribuiu para suas trajetórias escolares e pessoais. Trata-se de uma pesquisa participante, que prevê o acompanhamento dos encontros semanais do projeto de extensão - nos quais os jovens se reúnem para compartilhar experiências a partir da leitura de obras literárias - e a realização de entrevistas semiestruturadas com os participantes, visando aprofundar a compreensão sobre os impactos do clube em sua formação. Com esta pesquisa, esperamos construir subsídios teórico-práticos que fortaleçam o trabalho com juventudes no ambiente escolar, apoiando tanto os jovens quanto a instituição educativa em seus desafios e potencialidades de transformação, com vistas à construção de uma educação comprometida com a justiça social e a inclusão radical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)