Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre escore de risco poligênico e biomarcadores do status de Mg em adultos e idosos com síndrome metabólica em um estudo de base populacional (ISA-Nutrição).

Processo: 25/06107-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Marcelo Macedo Rogero
Beneficiário:Nathália dos Reis Franco
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Magnésio   Polimorfismo genético   Síndrome metabólica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores cardiometabólicos | Magnésio | Polimorfismos Genéticos | Síndrome Metabólica | Nutrição

Resumo

Polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) em genes relacionados ao metabolismo do magnésio (Mg) têm sido associados à síndrome metabólica. O Mg atua como cofator em mais de 300 reações enzimáticas, abrangendo quinases, metabolismo celular, síntese de proteínas e DNA. A análise isolada de SNP pode não ser suficiente para investigar o risco de doenças ou deficiências nutricionais e, desse modo, a construção de um escore de risco poligênico (ERP) oferece uma opção de avaliação da interação de vários SNP nesse contexto. Esta pesquisa visa determinar se um ERP está associado a biomarcadores de síndrome metabólica e do status de Mg em adultos e idosos participantes de um estudo populacional em São Paulo. Este estudo transversal inclui 294 participantes adultos e idosos da segunda etapa do ISA-Nutrição 2015. Um ERP será desenvolvido para cada grupo com base em 10 SNP relacionados ao metabolismo do Mg e à síndrome metabólica. Serão avaliados como biomarcadores a ingestão alimentar e a concentração sérica de Mg, estabelecendo-se um ponto de corte para o Mg sérico em cada grupo. As análises estatísticas incluirão testes de média, correlações e modelos de regressão multivariada, com um nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)