Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvendando a resistência bacteriana em fezes de lobos guará (Chrysocyon brachyurus) por técnicas cultivo-dependentes e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

Processo: 24/23248-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Natália Carrillo Gaeta
Beneficiário:Isabella Soares Inomata
Instituição Sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animais silvestres   Resistência genética   Resistência microbiana a medicamentos   Saúde Única   Vigilância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais Silvestres | genes de resistência | resistência a antimicrobianos | Saúde Única | vigilância | Resistência a antimicrobianos

Resumo

A resistência bacteriana a antimicrobianos representa um desafio global, afetando a saúde humana, animal e ambiental. Genes de resistência em bactérias Gram-negativas, como ESBLs (blaCTX-M, blaSHV, blaTEM) e carbapenemases (blaKPC, blaNDM, blaOXA-48), são amplamente distribuídos e têm sido detectados em ambientes naturais, enquanto genes de resistência à colistina (mcr-1) são preocupantes pela restrição terapêutica. No contexto da Uma Só Saúde, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atua como sentinela ambiental para a disseminação desses genes em ambientes preservados e, por isso, a presente pesquisa visa mapear a resistência a antimicrobianos em bactérias da microbiota fecal de lobos-guarás utilizando técnicas moleculares e cultivo-dependentes. A metodologia inclui cultivo e isolamento de bactérias Gram-negativas de fezes e a análise da presença de 10 genes de resistência a antimicrobianos (PCR) nos isolados e em amostras fecais de lobo-guará residentes nas Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, São Paulo e do Onçafari, Bahia. A análise poderá indicar a presença de isolados resistentes e de genes clinicamente relevantes, como aqueles que codificam ESBLs, carbapenemases, resistência à colistina e a outras classes de antimicrobianos amplamente utilizadas em medicina veterinária e humana. Esses achados contribuirão para a compreensão do papel do lobo-guará como reservatório natural de resistência antimicrobiana, o que reforça a importância do monitoramento ambiental de resistência como uma medida preventiva no contexdo da Uma Só Saúde.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)