Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da implementação de temáticas ambientais na formação de professores de Ciências e os desafios do século XXI

Processo: 25/10857-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cristina Leite
Beneficiário:Pietra Ribeiro Paulino
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06977-5 - Estudo de implementação de inovações curriculares, estratégias pedagógicas e tecnologias emergentes para qualidade-equidade na educação básica, AP.TEM
Assunto(s):Crise climática   Educação ambiental   Formação de professores   Psicologia ambiental   Transição energética   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crise climática | Educação Ambiental | formação de professores | Psicologia Ambiental | Transição Energética | visão de futuro | Educação

Resumo

Este projeto visa analisar discussões provenientes da implementação de uma proposta didática no componente curricular Ciências da Natureza e Conhecimentos do Cosmos, ministrada em 2024 para alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo (USP), com ênfase nos desafios ambientais e energéticos do século XXI. A pesquisa centra-se na análise das características da visão de futuro dos licenciandos envolvidos, com foco nos desafios e possibilidades de uma transição energética.As fontes de pesquisa compreenderão áudios e vídeos gravados assim como relatórios desenvolvidos durante a aplicação do jogo. As análises destas fontes em formato de texto, áudio e vídeo serão realizadas por meio do software MAXQDA, o qual se baseia em uma inspeção qualitativa de conteúdo com métodos mistos. A análise contará com a perspectiva teórica-metodológica utilizada pela linha de pesquisa, envolvendo complexidade, interculturalidade e uma abordagem do ensino de ciências voltado para o futuro. O produto final tem a intenção de subsidiar uma série de pesquisas do grupo e será uma análise da proposta didática desenvolvida para os alunos de licenciatura da USP sobre os desafios ambientais do século XXI e a relação destes com a matriz energética global. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)