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Documentação das artes maxakali da Aldeia-Escola-Floresta

Processo: 25/10066-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Pedro de Niemeyer Cesarino
Beneficiário:Paula Berbert Ferreira Albino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/06761-8 - Transformações do conhecimento indígena: artes verbais, intersemiose e tradução, AP.R
Assunto(s):Artes visuais   Documentação   Maxakali   Patrimônio imaterial   Comportamento ritualístico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artes visuais | documentação | intersemiose | Maxakalí | Patrimônio Imaterial | ritual | Artes verbais, artes visuais e tradução

Resumo

Este plano de desenvolvimento tecnológico pretende dar continuidade e aperfeiçoar a documentação das artes maxakali, atividade iniciada pela pesquisadora em 2015 em colaboração com os artistas Sueli Maxakali e Isael Maxakali. Pretende-se catalogar os ciclos rituais na Aldeia-Escola-Floresta por meio de registros audiovisuais, em que serão repertoriados cantos, danças, pinturas corporais e produção de objetos correlatos durante os rituais cotidianamente realizados. Serão documentados ainda os processos de criação nas oficinas de formação em arte organizadas pelos professores da aldeia, direcionadas especialmente para os jovens e crianças, inventariando também as obras produzidas nestes contextos. Tem-se ainda como objetivo a tradução de um conjunto de cantos rituais selecionados e de momentos-chave dos processos de criação nas oficinas de arte. Este trabalho de documentação visa dar início à constituição de um acervo textual e audiovisual sobre o patrimônio imaterial do povo Maxakali, em que oficinas de capacitação para este fim também estão previstas, voltadas para a qualificação da bolsisista e de seus interlocutores, pesquisadores e artistas daquela comunidade. A documentação proposta também é de grande importância para a pesquisa de doutorado da bolsista, cujo objeto central é a comparação entre as artes tradicionais e contemporâneas maxakali, de suas conexões intersemióticas e de seus múltiplos sentidos políticos nos diferentes contextos em que circulam. (AU)

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