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Consultoria Colaborativa Para Ampliação E Promoção De Culturas Políticas E Práticas Inclusivas Na Educação Infantil.

Processo: 25/07666-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Letícia Alves Draghi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01132-2 - Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), AP.CCD
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação infantil   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coensino | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) | educação inclusiva | Educação Infantil | educação especial

Resumo

Escola inclusiva é aquela que acolhe a diversidade e promove o desenvolvimento respeitando as peculiaridades de cada um, principalmente depois do período de Pandemia, causado pelo Covid-19, em que as crianças perderam dois anos de vivência e aprendizagem no contexto escolar. O objetivo geral deste projeto é implementar parceria colaborativa, por meio de assessoria colaborativa, entre universidade e escolas públicas de educação infantil com vistas a ampliar/promover políticas, práticas e culturas mais inclusivas nas escolas municipais de Bauru-SP. Os objetivos específicos são: a) Elencar as demandas de barreiras enfrentadas pelos professores da sala comum em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com os Estudantes Elegíveis aos Serviços da Educação Especial (EESEE) impactadas pela Pandemia; b) Elaborar e desenvolver colaborativamente, propostas de planos de aulas com atividades pedagógicas com base no DUA; c) Avaliar os resultados da consultoria entre professor da sala da comum, da educação especial e do desempenho dos estudantes; d) Avaliar a parceria colaborativa no desenvolvimento de currículos e práticas mais inclusivas; e) Avaliar a viabilidade da implementação do Coensino nas escolas de educação infantil. Para tanto, participarão do estudo oito professores, sendo quatro da educação especial e quatro do ensino comum e 4 gestores de escolas de educação infantil. A metodologia envolverá a pesquisa-ação em uma parceria colaborativa entre universidade e escolas públicas municipais. Esta proposta tem como piloto o estudo "Colaboração UniversidadeEscola Pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, derivado de outro estudo "Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos Público Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru" solicitada pelo Ministério Público da cidade e desenvolvido entre 2016 e 2018. Este estudo pretende implementar o Coensino nas escolas de educação infantil de Bauru, uma vez que, frente a realidade do Serviço de Educação Especial disponível no município, a adoção do Coensino na nesta modalidade de ensino poderia reduzir os gastos com o pagamento do AEE oferecido pelas instituições conveniadas com a prefeitura, no período contrário ao que o aluno estuda. Desse modo, tais instituições se responsabilizariam pelos atendimentos clínicos, e o pedagógico, ficaria sob a incumbência da escola, como de fato deve ser, com o professor da educação especial em tempo integral na escola. (AU)

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