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ARQUIVO DO TEATRO RUIDOSO: ecos de uma agonística entre cena e público no teatro brasileiro (1830-1870)

Processo: 24/16540-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:Luiz Paulo Pimentel de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/15032-4 - Arquivos sonoros de teatro: implementação de uma base para a pesquisa da dimensão sonora em artes cênicas, AP.JP
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agonística entre cena e público | Espectador teatral | História do Teatro Brasileiro | imprensa oitocentista brasileira | teatro e polícia | História do teatro brasileiro

Resumo

Este projeto visa consolidar uma investigação sobre o campo de relações entre a cena teatral e seu público, conforme documentadas nos jornais brasileiros entre as décadas de 1830 e 1870. Durante esse período, foram registrados nos teatros episódios conflituosos, como pateadas, disputas políticas, repressão policial, entre outras manifestações ruidosas e violentas. Paralelamente, destaca-se a crescente presença da polícia nas salas de espetáculo, com o objetivo de conter as manifestações das plateias, além da instituição da censura, voltada para a qualificação da cena nacional e a educação dos espectadores segundo os ideais civilizatórios. A imprensa oitocentista emerge como uma fonte privilegiada para se perspectivar esses episódios de escândalo e as disputas ali concentradas, uma vez que descreve, registra e, frequentemente, fabula esses acontecimentos. A escolha do recorte temporal e temático se justifica pela relevância da imprensa como veículo de produção de pensamento e leitura da realidade cultural do país, além de coprodutora de polêmicas que moldaram importantes debates políticos da época. Com base nessa premissa, o projeto propõe explorar como os jornais, ao documentarem escândalos teatrais, revelam um jogo entre conduta e contraconduta que transcende o palco e se estende ao espaço público, configurando o que denominamos de "agonística entre cena e público". Este conceito, inédito na pesquisa histórica sobre teatro, busca compreender como as tensões e disputas entre os frequentadores dos teatros e as encenações refletiam e contribuíam para os debates políticos e sociais do período. Teoricamente, o projeto se filia às abordagens de Michel Foucault, especialmente no que tange à arqueogenealogia como método de investigação das relações entre governo, poder e regulação da conduta dos indivíduos e das populações. Essas influências permitirão não apenas uma leitura crítica dos textos jornalísticos, mas também uma problematização das relações de poder que se manifestavam na interação entre teatro e público, mediadas pela imprensa do período. (AU)

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