Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do extrato da Cannabis sativa (Linnaeus, 1753) e do carrapaticida fluralaner (princípio ativo Bravecto) nos sistemas reprodutor (ovário) e nervoso (singânglio) de carrapatos Rhipicephalus linnaei (Audouin, 1823)

Processo: 25/01903-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2029
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Melissa Carolina Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Controle   Parasitologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carrapato do cão | Controle | isoxazolinas | químicos naturais | Parasitologia

Resumo

Os carrapatos, são vetores de doenças que afetam a saúde pública e a produção pecuária, levando ao uso excessivo e inadequado de acaricidas que podem induzir resistência. O fluralaner tem demonstrado grande eficácia no controle de carrapatos, mas seus efeitos sobre a fisiologia destes são pouco conhecidos. Por outro lado, o extrato da Cannabis sativa já teve comprovada na medicina humana e na veterinária, suas propriedades farmacológicas, incluindo ação antiparasitária e carrapaticida. Diante do exposto, o presente projeto visa comparar os efeitos do fluralaner (químico sintético) e do extrato de C. sativa (natural) sobre os seguintes parâmetros biológicos do carrapato do cão Rhipicephalus linnaei: taxa de oviposição, de eclosão das larvas, ocorrência de alterações morfológicas nos ovos, resultado da oviposição. Far-se-á ainda um estudo histológico e ultraestrutural nos ovários e no singânglio de fêmeas semi-ingurgitadas de R. linnaei analisando comparativamente quais são as alterações que cada um dos compostos provoca nesses órgãos. Além do ectoparasita também será realizada uma análise de modelos hospedeiros, verificando se a exposição a esses compostos provoca ou não alterações nos rins, órgão essencial para sobrevivência dos mesmos. Dessa forma espera-se obter resultados que auxiliem nessa busca por novas estratégias de controle de carrapatos, para mostrar como de fato estes químicos atuam nos órgãos, tecidos e células dos ectoparasitas, bem como em órgãos vitais dos hospedeiros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)