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Acompanhamento da Trajetória dos alunos pós - Ensino Médio: contribuição da escola, contexto de vida e da sociedade

Processo: 24/18441-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joyce Mary Adam
Beneficiário:Jesiel Eliezer Zerbo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11621-8 - Acompanhamento da trajetória dos alunos pós-Ensino Médio: contribuição da escola, contexto de vida e da sociedade, AP.EP
Assunto(s):Capital social   Egressos   Ensino médio   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital cultural | capital social | Egressos | Ensino Médio | Juventude | Juventude e educação

Resumo

Esta pesquisa propõe dar continuidade ao estudo da temática sobre jovens, projeto de vida e inserção social e profissional de alunos do ensino médio e a escola nesse contexto. Na pesquisa que estamos realizando, com auxilio Fapesp, processo 2020/06054-9 e que se encerra em janeiro de 2024 está sendo realizado um estudo sobre a proposta de projeto de vida no Programa Escola Integral- PEI em uma escola de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo e o acompanhamento de outra escola que iniciou o processo de instalação do PEI, mas que passou por uma reestruturação, sendo cancelado o processo de implantação da proposta Na proposta de projeto aqui apresentada, busca-se estudar a trajetória e as possibilidades de construção e concretização do projeto de vida e projeto de futuro, a partir das condições reais de vida dos jovens egressos da escola de ensino médio participante da pesquisa atual. O referencial teórico de Bourdieu sobre o capital social, e o capital cultural dialoga com esta proposição, na medida em que estabelece que o capital social tem sua origem nas relações estáveis e duradouras que os indivíduos desenvolvem durante a vida e que vão ter efeitos na possibilidade efetiva de multiplicação do capital possuído.A justificativa para a proposição dessa pesquisa é que o acompanhamento dos alunos que participaram da pesquisa anterior, pode nos fornecer elementos de análise da contribuição da escola e de outras instituições para a trajetória trilhada por esses alunos após o término do ensino médio. as questões de pesquisa do projeto são: - Como esses jovens definem seu projeto de Pesquisa frente à situação concreta da pandemia e do contexto social e econômico após terminarem o ensino médio?- Em que a discussão e elaboração do projeto de vida na escola frequentada contribuiu para sua inserção social e profissional?- Quem e quais instituições considera que contribuíram e podem contribuir para colocar em prática seu projeto de vida e de futuro elaborado?- Como o Capital social e cultural dos alunos contribuem com a possibilidade de concretização do projeto de vida e inserção social e profissional?Os objetivos da pesquisa são: 1)Fazer um mapeamento dos projetos de vida construídos pelos alunos, que foram acompanhados na pesquisa Fapesp, processo 2020/06054-9. 2)Acompanhar os alunos por dois anos para verificar as inserções sociais, profissionais e de estudo desses alunos, tendo em vista as condições de vida, oportunidades, redes de apoio, família, na perspectiva do capital social e cultural. 3)Construir um banco de dados e instrumento para acompanhamento dos alunos egressos, mapeando a inserção social, profissional e continuidade de formação desses alunos. Se propõe iniciar com a escola participante da pesquisa e que depois possa ser colocada à disposição para a rede estadual como um todo.Metodologia da pesquisaA metodologia a ser utilizada será a entrevista semiestruturada com os alunos selecionados para a pesquisa. Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação, mas que de alguma maneira orienta o rumo do diálogo destacando as questões que são significativas ao entrevistado.A relevância do projeto situa-se tanto na perspectiva científica, por aprofundar os estudos teóricos e práticos sobre juventude e projeto de vida, como também na perspectiva social por contribuir para políticas públicas direcionadas a jovens e adolescentes de escolas públicas, para que tenham oportunidade de vislumbrar um futuro que contemple sua inserção social e profissional com um mínimo de igualdade de condições. (AU)

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