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Esclarecer sobre as coisas pátrias e refutar falsidades: a atuação do Serviço de Propaganda e Expansão do Brasil no Estrangeiro e a imagem nacional que a República criou através de mapas e cartões-postais (1907-1910)

Processo: 25/06486-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Iris Kantor
Beneficiário:Nathalia Henrich
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil República   Cartografia histórica   Diplomacia cultural   Nação   Política externa do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:brasil republica | Cartões-postais | Cartografia Histórica | Diplomacia Cultural | Nação | Política Externa Brasileira | História contemporêana

Resumo

O presente projeto objetiva analisar a atuação do Serviço de Propaganda e Expansão do Brasil no Estrangeiro (SPEBE) durante os primeiros anos da República, visando responder às questões: 1. Como o Serviço de Propaganda e Expansão do Brasil no Estrangeiro se encaixa no projeto republicano de divulgação do Brasil no exterior? 2. Que imagem do Brasil a República pretendia exportar? 3. Como os mapas e os cartões-postais produzidos como instrumentos de divulgação se encaixam neste projeto e que imagem projetaram? O projeto propõe a utilização de fontes não textuais para o estudo da história da diplomacia e da política externa brasileira, contribuindo para reflexões teórico-metodológicas para a área de cartografia histórica e para os estudos sobre história da fotografia e iconologia, bem como para as áreas de história da política externa e da diplomacia brasileira, história das ideias, história política, pensamento político e social brasileiros, e história do Brasil República. A hipótese de trabalho é que os mapas e cartões-postais produzidos refletiam uma certa imagem do país e expressavam também um projeto nacional republicano, que era o de forjar a imagem para o exterior de um Brasil moderno, urbano e predominantemente branco, atendendo aos critérios eurocêntricos de inserção no concerto das nações civilizadas. Outra hipótese as ser corroborada é a de que a criação do SPEBE representou a primeira tentativa institucional do Brasil para estabelecer diretrizes para uma diplomacia cultural. (AU)

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