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A França como vanguarda na era digital: Impactos da Regulamentação da Atividade de Influenciadores no Instagram e a construção de mercados digitais

Processo: 25/03382-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Luana Estela di Pires
Supervisor: Marie-France Garcia-Parpet
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:22/11515-0 - Quem compõe, quais capitais detém e o que comercializa a elite virtual formada a partir da rede Instagram: identificando e enraizando a elite formadora do mercado via redes sociais, BP.DR
Assunto(s):Pierre Bourdieu   Sociologia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:influenciadores digitais | Instagram | Mercados digitais | Pierre Bourdieu | Sociologia digital | sociologia econômica | Sociologia Econômica e dos Mercados

Resumo

Este estudo investiga a regulamentação da atividade dos influenciadores digitais na França, com ênfase na recente LOI n° 2023-451, analisando o contexto sociopolítico que culminou em sua aprovação e os impactos sobre as práticas desses agentes no ambiente das redes sociais. Sob a supervisão da Prof. Marie-France Garcia-Parpet (CESSP), a pesquisa estrutura-se em duas frentes principais: (1) a observação etnográfica das interações entre influenciadores, marcas e público nas feiras de moda de Paris, e (2) a análise documental e contextual da legislação francesa, explorando as dinâmicas políticas, sociais e econômicas que a fundamentaram. Para tanto, os conceitos de Pierre Bourdieu, particularmente sua análise sobre a circulação internacional de ideias, serão fundamentais para entender as relações culturais e simbólicas em jogo. Os dados serão coletados utilizando a etnografia multissituada para mapear as relações de poder, práticas de mercado e os processos de troca e adaptação de ideias e práticas culturais em âmbito global. Em diálogo com as abordagens emergentes da sociologia digital e da sociologia econômica, o estudo visa gerar um conhecimento comparativo entre os contextos francês e brasileiro- sobretudo considerando que o Brasil ainda não dispõe de uma legislação específica para o setor.

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