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Estratégias de comunicação social em apoio à construção de cidades carbono neutro

Processo: 25/06923-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Cláudia Echevenguá Teixeira
Beneficiário:Ilana Goldstein
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil, Brasil  
Vinculado ao auxílio:24/01115-0 - CCD-Cidades Carbono Neutro, AP.CCD
Assunto(s):Cidades   Comunicação científica   Mobilização social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cidades | Comunicação Científica | Descarbonização | Engajamento Multisetorial | Mobilização Social | neutralidade de carbono | Comunicação científica

Resumo

A perspectiva da neutralidade de carbono nas áreas urbanas das cidades brasileiras, especialmente das cidades paulistas, é um desafio complexo que envolve a combinação de tecnologias inovadoras, transformação digital, novos materiais e infraestrutura sustentável, políticas públicas eficazes e conscientização da sociedade. Os objetivos do projeto CCD - Cidades Carbono Neutro estão alinhados com a mitigação das mudanças climáticas, a resiliência climática, a inovação tecnológica, a transformação digital e a colaboração entre múltiplos setores e atores. Dado o caráter multidisciplinar do projeto, os vários atores que devem ser concatenados e às diversas áreas de conhecimento envolvidas, é fundamental estabelecer uma estratégia sólida de mobilização, comunicação social e divulgação para aproximar a fronteira da ciência e o público geral, bem como integrar os diferentes atores e parceiros que atuam nas trilhas setoriais do projeto (desenvolvimento urbano sustentável; infraestrutura viária e mobilidade; edificações e construção civil; energias renováveis e saneamento básico). Destaca-se que guias e manuais sobre comunicação de risco, soluções baseadas na natureza, adaptação de moradias, eventos climáticos extremos e resiliência climática estão entre os produtos a serem gerados no âmbito do projeto, indicando a importância de disseminar o conhecimento gerado de forma ampla e fomentar a criação de redes de colaboração entre governos, setor privado, sociedade civil e instituições de pesquisa para enfrentamento dos desafios técnicos e científicos de forma integrada. Essa abordagem proporcionará a construção de novos saberes, conexões e perspectivas conjuntas, bem como contribuirá para engajar a população sobre a importância da descarbonização, visando promover a mudança de comportamento. O bolsista deverá colaborar com a definição e execução das estratégias de comunicação, em dois eixos principais: o fomento ao ecossistema de inovação em descarbonização, promovendo redes de interação e mobilização dos atores abrangidos pelo projeto; e a divulgação científica dos resultados de PD&I além de atuar na mobilização social e a comunicação que são elementos centrais para o sucesso de políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana e à descarbonização. Desenvolver estratégias eficazes de engajamento da sociedade, do setor produtivo e do poder público são fundamentais para garantir a implementação de ações que promovam cidades mais sustentáveis e resilientes.A comunicação nesse processo não se restringe à divulgação de informações, mas envolve a construção de narrativas que aproximem os desafios e as soluções da população, tornando a temática acessível e estimulando a participação ativa dos cidadãos. Além disso, a mobilização de diferentes atores fortalece redes de colaboração, potencializando a adoção de práticas sustentáveis e a formulação de políticas alinhadas às metas de neutralidade de carbono. Dentro deste contexto, as principais atividades a serem desenvolvidas são: ·Atividade 1: Identificação de atores sociais e parceiros que atuam nas cinco trilhas setoriais do projeto (desenvolvimento urbano sustentável; infraestrutura viária e mobilidade; edificações e construção civil; energias renováveis e saneamento básico) e definição de ferramentas de mobilização e integração da equipe;·Atividade 2: Suporte à elaboração de um Plano de comunicação para definir estratégias de divulgação do projeto e seus resultados, incluindo a definição da marca do projeto, e apoio no desenvolvimento da identidade visual.·Atividade 3: Produção de material audiovisual e escrito para divulgar o projeto à sociedade civil, empresas, membros de governo e instituições. ·Atividade 4: Colaborar na organização e execução de, oferecendo suporte à comunicação antes, durante e após os eventos, com foco na divulgação, no engajamento dos públicos e na documentação dos resultados. (AU)

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