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Adesão e satisfação ao uso de órteses de membros inferiores em crianças e adolescentes com doença de charcot-marie-tooth

Processo: 25/12193-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mattiello-Sverzut
Beneficiário:Daniela Zanelli Sacardo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão   Pediatria   Reabilitação   Satisfação   Tecnologia assistiva   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | neuropatia motora e sensitiva hereditária | Pediatria | Reabilitação | satisfação | tecnologia assistiva | Fisioterapia

Resumo

Apesar dos dispositivos de tecnologia assistiva (palmilhas, órteses submaleolar, supramaleolar e suropodálicas) serem frequentemente indicados durante o tratamento de reabilitação de crianças e adolescentes com Charcot-Marie-Tooth (CMT), ainda há uma escassez de informações na literatura sobre os fatores envolvidos na adesão e satisfação ao uso desses dispositivos pelos pacientes. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar os fatores envolvidos na satisfação e adesão de crianças e adolescentes com CMT frente ao uso de dispositivos de tecnologia assistiva. Secundariamente, o estudo irá verificar se existe associação entre satisfação, idade, nível de comprometimento clínico e nível de escolaridade do cuidador. Serão incluídas neste estudo 30 crianças e adolescentes com CMT. Será avaliado o comprometimento clínico usando a escala pediátrica de Charcot-Marie-Tooth. Para avaliar a satisfação será utilizada a versão modificada do questionário Client Satisfaction with Device module of the Orthotic and Prosthetic Users Survey (OPUS). Para avaliar a adesão, serão utilizados diários de uso durante todo o período da intervenção. Os diários poderão ser preenchidos em formato online ou impresso e o acompanhamento do preenchimento será realizado pela bolsista via telefone. Todos os dados serão analisados descritivamente, usando valores mínimo, máximo, média, mediana, desvio padrão e frequência. Para a análise de correlação, de acordo com os pressupostos, poderão ser usados os Coeficiente de Pearson ou Spearman (r). (AU)

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