Busca avançada
Ano de início
Entree

Apoio à construção de diagnósticos participativos das redes de ensino nos dois primeiros anos - Ação Educativa.

Processo: 25/15020-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Salomão Barros Ximenes
Beneficiário:Evelyn Pereira Santos Ribas
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10239-2 - Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC, AP.PP
Assunto(s):Planejamento educacional   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Monitoramento Participativo | Planejamento Educacional | Plano Nacional de Educação | Plano Regional de Educação | Regime de colaboração | Políticas Educacionais

Resumo

Nas etapas de capacitação de equipes e comunidades escolares (Etapas 2 e 9), o conhecimento produzido será apropriadopor metodologias específicas a serem delineadas em diálogo com as instituições parceiras e associadas. Cursos deformação, planos de ensino-aprendizagem, material de apoio pedagógico, aulas, oficinas de trabalho etc são abordagensformativas consolidadas na área da educação e serão aplicadas tanto à formação de gestores como de representantes dasociedade civil e das comunidades escolares. Essas etapas, assim como a etapa 6, de mobilização das unidades escolarespara a autoavaliação institucional participativa articulada ao PRE, também envolverão Seminários de Mobilização dasEscolas e incorporarão a metodologia da coleção "Indicadores de Qualidade na Educação", com a proposta de uso naelaboração de Planos de Educação, especialmente, no que se refere à construção de diagnósticos participativos das redesde ensino, ao levantamento de propostas provenientes das comunidades escolares e ao seu uso posterior na avaliação emonitoramento da implementação das metas dos Planos. Esta metodologia foi desenvolvida pela organização AçãoEducativa, associada ao projeto, que será responsável por capacitar, mobilizar e fortalecer o envolvimento e a mobilizaçãodas escolas, além de apoiar a disseminação da experiência para além da região do Grande ABC, por meio do portal "DeOlho nos Plano. O monitoramento participativo se consolida, então, como uma estratégica metodológica consistentetambém para a construção de um sistema de indicadores a partir da perspectiva local, incluindo atividades de formação,capacitação e democratização dos usos desses indicadores e de práticas de avaliação de políticas educacionais quealcancem equipes de gestão e comunidades escolares. Nesse sentido é que propomos mobilizar e incorporar as escolas nociclo de planejamento e monitoramento participativo mediante a incorporação do conceito de "autoavaliaçãoparticipativa", que foi aplicado à metodologia dos Indicadores de Qualidade na Educação desenvolvidos pela AçãoEducativa, instituição associada ao projeto. Considerando que este trabalho será desenvolvido de forma articulada em 7(sete) municípios e centenas de escolas, com aplicação de produtos técnicos, coleta e sistematização de diagnósticos erelatórios mediante plataforma de tecnologia especificamente desenvolvida, trata-se de serviço técnico que requer umreforço na qualificação técnico-profissional para a operação de processos complexos nos campos da formação, damobilização e da sistematização, fazendo uso de tecnologias de registro, síntese, consolidação e apresentação deresultados a serem disponibilizados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)