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Ao encontro do inimigo: Etnografia de um ritual de iniciação panará

Processo: 25/01665-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2029
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Sylvia Caiuby Novaes
Beneficiário:Yuri Werner Biguetti Winkler
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Parentesco   Pessoa   Comportamento ritualístico   Vespas   Inimizade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inimizade | Panará | Parentesco | pessoa | ritual | vespas | Etnologia Jê

Resumo

Este projeto de pesquisa de doutorado visa etnografar o ritual de iniciação masculina dos Panará (jê setentrional), que consiste em um embate com vespas. Durante o confronto, os rapazes buscam matar esses insetos himenópteros e destruir seus ninhos; do ponto de vista desse povo jê, o encontro se caracteriza como uma guerra entre panära ('humanos', 'gente') e ippë ('inimigos', 'outros-que-humanos'). Nesse conflito, diferentes agências operam na fabricação de corpos masculinos humanos: partes, atributos, qualidades, afecções e pontos de vista dos ippë são apropriados, de modo predatório, pelo universo panära. Assim, são objetivos deste projeto de pesquisa: (1) descrever o ritual de iniciação masculina, observando como agências e perspectivas humanas e não humanas constroem corpos, pessoas e relações, (2) analisar as transformações contemporâneas da oposição fundamental entre panära e ippë, bem como as dimensões da predação e da incorporação da diferença nessa relação, e, por fim, (3) examinar o lugar privilegiado das vespas (importantes figuras prototípicas do inimigo) nas sociocosmologias dos Panará e de outros povos jê setentrionais. Ademais, esta pesquisa se insere em um esforço mais amplo de retomada de questões clássicas na Etnologia Ameríndia (como os temas da inimizade, da predação, da afinidade e do ritual) e de contribuição, etnográfica e crítica, para enriquecer os debates referentes ao animismo e ao perspectivismo na teoria antropológica contemporânea. (AU)

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