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As condições de oferta de educação nos territórios rurais do estado de São Paulo (2010 - 2021).

Processo: 25/10549-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fabiana de Cássia Rodrigues
Beneficiário:André D'Albertas Cecchini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/02523-2 - Direitos à educação em territórios rurais do estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista, AP.PP
Assunto(s):Direito à educação   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à Educação | oferta escolar | São Paulo | Educação em Territórios Rurais

Resumo

O trabalho investiga a oferta de educação da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nos territórios rurais do Estado de São Paulo. Para tanto, pretende-se levantar dados sobre as condições de oferta, o perfil dos docentes, condições de trabalho e de desenvolvimento de projetos pedagógicos que contemplem a diversidade social e técnico-produtiva das áreas rurais. As fontes utilizadas serão: 1) os microdados do Censo Escolar; 2) a análise de desempenho das escolas por meio do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) no período entre 2010 e 2021; 3) dados primários produzidos a partir de questionário enviado pelo Ministério Público às Secretarias Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Os dados qualitativos dos questionários fornecerão informações sobre as condições de oferta e demanda; condições de trabalho docente, demandas pedagógicas, processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, necessidades peculiares com relação à transporte escolar; presença ou não dos princípios da educação do campo como orientadores da política educacional. (AU)

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