Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da suplementação de éster de cetona na via da quinurenina, performance cognitiva e física após sessão aguda de treinamento exaustivo.

Processo: 23/11419-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2029
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Adelino Sanchez Ramos da Silva
Beneficiário:João Pedro Floriano
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição   Eficiência   Medicina esportiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | Éster de cetona | performance | Medicina Esportiva

Resumo

Introdução: Com o avanço da competitividade esportiva, treinamentos ficarão cada vez mais intensos, porém, exercícios físicos exaustivos podem influenciar negativamente na cognição, além de aumentar a demanda energética durante a atividade esportiva. Diante disso, a suplementação exógena de éster de cetona pode ter sua importância, pois parece auxiliar tanto na preservação da capacidade cognitiva quanto no fornecimento de energia alternativa ao corpo humano. Dessa maneira, nossa hipótese é que a cetogênese interfere positivamente na via da quinurenina e no sistema energético durante o exercício físico, resultando na melhora do desempenho esportivo. Método: Será um ensaio clínico, randomizado, cruzado e duplo cego. Os 16 ciclistas amadores perfomarão durante duas horas, consumindo, em um momento, bebida controle contendo carboidrato (CHO), e em outro momento, suplementando bebida carboidrato acrescida de cetona (CHO-KE). Ambas condições suplementarão o mesmo valor energético durante o percurso, permitindo-nos avaliar a performance cognitiva e física, além da investigação da via da quinurenina. Os atletas responderão o questionário de qualidade do sono, humor e tolerância intestinal da suplementação. O sangue coletado será submetido as análises de Western blot, ensaio de imunoabsorção (ELISA) e metabolômica. De acordo com a distribuição estatística dos dados, serão utilizados testes específicos para comparação dos resultados, adotando o nível de significância de p<0.05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)