Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores de Estresse em Callinectes exasperatus (Gerstaecker, 1856) (Brachyura: Portunidae) para a Qualificação Ambiental de Estuários.

Processo: 25/12401-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Pedro Gabriel Andrade Reis
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores biológicos   Crustacea   Micronúcleo   Qualidade ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores ambientais | Callinectes exasperatus | Crustacea | Espécie Sentinela | micronucleo | Qualidade Ambiental | Carcinologia.

Resumo

Os ecossistemas estuarinos, por sua elevada produtividade e importância ecológica, estão entre os ambientes mais vulneráveis aos impactos antrópicos, como o lançamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. Esses poluentes incluem metais pesados, microplásticos e compostos orgânicos, que se acumulam nos organismos locais, afetando sua fisiologia e genética. Crustáceos decápodos são amplamente utilizados como bioindicadores ambientais, e a espécie Callinectes exasperatus se destaca como sentinela promissora, devido à sua ampla distribuição no Atlântico Ocidental e hábitos estritamente estuarinos. Este estudo propõe validar o uso de C. exasperatus como indicadora da qualidade ambiental em estuários, por meio da aplicação de biomarcadores de efeito genocitotóxicos, como a frequência de micronúcleos (MN¿), anormalidades nucleares (AN¿) e o tempo de retenção do vermelho neutro (NRRT). As coletas serão realizadas em dois sistemas estuarinos do Estado de São Paulo: a Juréia-Itatins (SEJI), considerada área de referência preservada, e o estuário de Santos-São Vicente (SESSV), impactado por atividades portuárias, industriais e urbanas. Serão capturados dez machos adultos por local, utilizando armadilhas do tipo covo, com posterior coleta de hemolinfa para avaliação da integridade lisossomal (NRRT) e danos cromossômicos (MN¿ e AN¿). Os dados serão analisados estatisticamente no ambiente R, adotando-se nível de significância de 5%. Espera-se que os biomarcadores reflitam diferenças nos níveis de impacto entre os estuários, permitindo validar C. exasperatus como espécie sentinela e ampliando o escopo das ferramentas aplicadas ao monitoramento ambiental estuarino no Brasil, tradicionalmente centrado em Ucides cordatus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)