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Percepção da qualidade acústica de salas para práticas musicais: perspectiva dos músicos

Processo: 25/04169-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Fernanda de Oliveira
Beneficiário:Mireley Júnia de Lima Iwamoto
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acústica arquitetônica   Inteligibilidade da fala   Conforto acústico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acústica arquitetônica | condicionamento acústico | Fonte Sonora Omnidirecional | inteligibilidade da fala | Conforto Acústico

Resumo

O presente projeto de mestrado consiste em analisar se os parâmetros acústicos objetivos medidos condizem com a percepção que o músico possui da qualidade acústica do Auditório do Instituto de Artes e do Auditório de Ciências Médicas da UNICAMP (Campinas - SP) durante as apresentações, com base na relevância da comunicação eficaz e na escassez de estudos sobre o tema no Brasil. Assim, para a parte objetiva, inicialmente será analisada a relação entre a qualidade dos palcos medida dos auditórios e averiguar se os resultados encontrados estão de acordo com as normas vigentes. Já para a parte subjetiva, será realizada a verificação da satisfação da percepção dos músicos que utilizam esses palcos de acordo com suas condições acústicas através de questionários. Com isso, será analisado quais parâmetros objetivos melhor expressam a opinião dos músicos, e se esses parâmetros correspondem com os parâmetros subjetivos adquiridos nos questionários. Por fim, será feita uma comparação entre os resultados obtidos dos auditórios, que apresentam níveis de complexidade acústica diferentes em função de seus tamanhos e usos. Os procedimentos metodológicos serão divididos em cinco momentos: a caracterização dos locais das medições, a averiguação dos procedimentos para as medições com base nas normas, a aplicação de questionários para os músicos, a simulação computacional dos resultados encontrados e, por fim, a análise dos resultados. Todos os dados das medições e questionários serão comparados em cada auditório para a posterior comparação do condicionamento acústico de cada objeto de estudo de acordo com a perspectiva dos músicos. (AU)

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