Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da coerência e complexidade relacional do falante sobre a preferência do ouvinte pelo falante e o seguimento de regras.

Processo: 25/13022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2029
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Artur Lucchese Velozo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coerência relacional | Complexidade relacional | Comportamento governado por regra | equivalência de estímulos | Teoria das Molduras Relacionais | Comportamento governado por regra e comportamento simbólico.

Resumo

Regras são estímulos verbais que descrevem relações funcionais entre estímulos e respostas, alterando a função dessas variáveis em uma determinada contingência. A probabilidade de um ouvinte seguir regras emitidas por um falante pode ser influenciada pela história de emissões de relações entre estímulos por parte desse falante. Quando o falante emite relações entre estímulos previamente aprendidas pelo ouvinte, ele pode ser considerado coerente. Além disso, a distância nodal de uma relação entre estímulos afeta o desempenho em testes de preferência e de transferência de função. Esses efeitos indicam que a distância nodal pode ser uma variável relevante para o seguimento de regras, além de um possível indicador da complexidade relacional envolvida. O objetivo desta investigação será analisar os efeitos da coerência e complexidade relacional do falante sobre a preferência pelo falante e o seguimento de regras por ouvintes. Os participantes realizarão tarefas computadorizadas para: (1) treinar relações entre estímulos; (2) testar o aprendizado das relações; (3) familiarizar-se com a tarefa da fase seguinte; (4) estabelecer histórias relacionais de dois falantes, na forma de personagens digitais emitindo relações entre estímulos; e (5) mensurar a preferência pelos falantes e o seguimento de regras. Os Experimentos 1 e 2 investigarão falantes com diferentes níveis relativos de coerência (75% vs. 25% e 75% vs. 50%, respectivamente), o Experimento 3 empregará falantes coerentes emitindo relações com diferentes níveis de complexidade (diferentes distâncias nodais e tamanhos de classes de equivalência). Serão conduzidas análises estatísticas descritivas e inferenciais para avaliar a preferência e o seguimento de regras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)