Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de sistemas adesivos auto-condicionantes sobre a superfície do esmalte dental intacto e desgastado

Processo: 01/02265-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Mario Fernando de Goes
Beneficiário:Vinicius Di Hipolito
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adesivos dentinários   Condicionamento do esmalte dentário   Esmalte dentário   Ácido fosfórico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicionamento Acido | Esmalte | Interface Esmalte-Resina

Resumo

Considerando que o bom desempenho clínico das restaurações em resina composta é dependente da efetividade na união entre o sistema adesivo e a estrutura do esmalte na sua forma intacta ou desgastada durante o ato preparatório da cavidade e que os sistemas adesivos auto-condicionantes têm sido indicados como alternativos ao ácido fosfórico no processo de união, o propósito deste estudo será avaliar as alterações morfológicas produzidas por agentes auto-condicionantes sobre a superfície do esmalte intacto e desgastado e comparar com o efeito produzido pelo ácido fosfórico. Além disso, analisar a penetração do agente adesivo na interface esmalte-resina por meio da microscopia eletrônica de varredura. Serão utilizados dois sistemas auto-condicionantes (Clearfil SE Bond e Prompt L-Pop). Apesar do princípio de desmineralização da hidroxiapatita estar baseado no radical fosfato, os produtos diferem na sua forma de aplicação. Os procedimentos técnicos para a observação morfológica do esmalte estão fundamentados na eliminação dos produtos provenientes da ação do primer ácido usando banhos alternados de álcool e acetona e secagem química. No caso da observação da penetração da resina o esmalte será dissolvido em HCI. A análise da interface será feita após polimento com pastas diamantadas e condicionamento da superfície com ácido fosfórico a 50% durante 3-5 segundos. Todos os espécimens serão revestidos com liga de ouro/paládio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINICIUS DI HIPÓLITO; ROBERTA CAROLINE BRUSCHI ALONSO; MARCELA ROCHA DE OLIVEIRA CARRILHO; CAMILLO ANAUATE NETTO; MÁRIO ALEXANDRE COELHO SINHORETI; MARIO FERNANDO DE GOES. Microtensile bond strength test and failure analysis to assess bonding characteristics of different adhesion approaches to ground versus unground enamel. Brazilian Dental Journal, v. 22, n. 2, p. 122-128, . (01/02265-4)