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Diversidade do Cerrado: pesquisa-ação-participativa em educação ambiental

Processo: 03/02377-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marilia Freitas de Campos Tozoni Reis
Beneficiário:Beatriz Castro Maroni
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cerrado   Ecologia de cerrado   Biodiversidade   Conservação dos recursos naturais   Educação ambiental   Participação social   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Cerrado | Conservacao Ambiental | Educacao Ambiental | Participacao Social | Pesquisa-Acao

Resumo

O estudo monográfico proposto refere-se ao desenvolvimento de uma investigação-ação-participativa em educação ambiental. Trata-se de empreender ações educativas ambientais que contribuam para que as crianças (25) e mães (10) moradoras de um bairro popular (COHAB) identifiquem os principais elementos de seu ambiente urbano, em especial as espécies remanescentes do cerrado, formação natural anterior a ocupação urbana neste bairro. A proposta refere-se a atividades de pesquisa e ação em educação ambiental não-formal, pois pretende-se usar os espaços públicos e comunitário do bairro (principalmente a SEde da Associação de Moradores da Cohab) como espaço de desenvolvimento das atividades. O bairro tem ainda uma área de cerrado, que poderia ser conservada pelos moradores, mas corre riscos de tornar-se uma área degradada. Assim, pretende-se envolver as crianças e as mães na construção coletiva de conhecimentos que subsidiarão ações ambientais que permitam a conservação dessa área. A metodologia da investigação-ação-participativa cria condições objetivas para o desenvolvimento dessas ações, pois garante o espaço social necessário a discussão de propostas educativas mais adequadas para a população local. Dentre as atividades previstas estão a identificação estudo das espécies remanescentes do cerrado nos terrenos vazios, o estudo das espécies de cerrado na faixa remanescente e a produção de mudas das espécies estudadas. (AU)

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