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Produção de cartilha educativa sobre o desenvolvimento intrauterino para gestantes usuárias de Unidades de Saúde da Família e de plano de saúde

Processo: 09/14171-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Maria Angélica Spadella Santos
Beneficiário:Thalita da Silva Canevari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Gravidez   Autocuidado   Acesso à informação   Disseminação de informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | embriologia | feto | gravidez | pré-natal | Desenvolvimento intrauterino

Resumo

A gravidez é um período no qual acontecem mudanças significativas na vida de uma mulher. Sendo assim, o Ministério da Saúde enfatiza que a gestação caracteriza-se por ser um período de mudanças físicas e emocionais, que gera muitas dúvidas. É neste contexto de incertezas que a gestação vem carregada de crendices populares. Dessa forma, os mistérios da vida intrauterina e as formas pelas quais o ambiente pode influir nesse processo sempre despertaram grande interesse. Entretanto, as gestantes e a população em geral, não têm ou tem restrito acesso a informações sobre o desenvolvimento pré-natal humano. Além disso, não há na literatura referências de materiais explicativos, voltados para este público, com tais esclarecimentos que visem suprir suas dúvidas e que são necessários para a conscientização das gestantes sobre o desenvolvimento intrauterino de seu bebê, visto que este tem influência direta no desenvolvimento mental e físico da criança após o nascimento. Neste sentido, alguns estudos revelam que a informação e esclarecimento trazem mais tranquilidade às gestantes, além de reforçarem a importância do autocuidado. Assim, o presente trabalho visa a produção e avaliação de cartilha educativa, construída a partir da identificação das dúvidas e curiosidades prevalentes, acerca do desenvolvimento intrauterino humano, apresentadas pelas gestantes usuárias de Unidades de Saúde da Família e Plano de Saúde. Primeiramente será realizado um estudo qualitativo das dúvidas, identificadas por meio de entrevista semiestruturada individual. A partir da análise desse material, os temas prevalentes orientarão a construção da cartilha educativa. Esta será concedida a outro grupo de gestantes para leitura e posterior avaliação da sua efetividade quanto à elucidação das dúvidas e curiosidades. (AU)

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