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Os domínios e patronatos dos deuses nahua nas atividades rituais do altiplano central mesoamericano durante os períodos Pós-clássico e Pós-clássico tardio

Processo: 04/14733-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Borba Florenzano
Beneficiário:Marcia Maria Arcuri Suñer
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Historia | Iconografia | Mesoamerica | Politica | Religiao

Resumo

Este projeto propõe o estudo das práticas rituais dedicadas a Huitzilopochtli, Tezcatlipoca, Tonatiuh, Xiuhtecuhtli, Huehueteotl, Quetzalcoatl, Xipe-Totec, Cihuacoatl, Iloloc, Xochiquetzal, Xochipilli, Mixcoatl, Chicomecoatl e Mictlantecuhtli, principais divindades mesoamericanas cultuadas pelos povos do altiplano central mexicano, durante os períodos Pós-clássico e Pós-clássico tardio (séculos X a XV). Partindo dos dados disponíveis na arquitetura ritual e cultura material das oferendas escavadas nos sítios arqueológicos correspondentes ao período e região mencionados (tais como o Templo Mayor de Tenochtitlan, Xochicalco e Tula Hidalgo, entre outros), procuraremos analisar as razões político-sociais que fizeram prevalecer o culto de determinadas divindades - de acordo com seus respectivos patronatos - segundo a tradição, origem social ou imposição ideológica, revelados nas diferentes práticas rituais adotadas pelas esferas mais populares, de um lado, ou pelas elites, do outro. A contextualização da análise proposta pressupõe o estudo das descrições das festas religiosas do xiuhpohualli e tonalpohualli mexica. a partir dos relatos indígenas registrados pelos missionários espanhóis e dos estudos antropológicos atuais, à luz dos dados arqueológicos disponíveis. Procura-se, assim, dar sequência à pesquisa de Doutorado realizada entre 1999 e 2003, com bolsa FAPESP, pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do MAE-USP (FFLCH). (AU)

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