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Análise das práticas discursivas, não discursivas e de subjetivação relativas à infância e à família engendradas pelos conselheiros tutelares do município de Assis

Processo: 03/12705-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Ludimila Palucci Calsani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Tutelar | Controle | Deleuze | Disciplina | Foucoult | Infancia

Resumo

Segundo Foucault e Deleuze a partir do século XVIII teremos a emergência da sociedade disciplinar. Deleuze propõe ainda que na sociedade contemporânea surge um desdobramento desta para uma sociedade de controle na qual os corpos são geridos por um complexo de instituições que utilizam tecnologias de poder, que objetivam e subjetivam os indivíduos produzindo saberes sobre os mesmos. Através destas práticas a infância é tomada como objeto. Tornando-se alvo de práticas preventivas e assistenciais. Com o surgimento do ECA, no Brasil, se repensa essas práticas. No entanto, o que se percebe é uma intensificação dos dispositivos de controle. Sendo o Conselho Tutelar um dispositivo criado pelo ECA, em nosso trabalho, iremos analisar em que medida este deve ser caracterizado como expressão dessas tecnologias. (AU)

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