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Estudo químico dos caules de Piper arboreum: avaliação da atividade antifúngica

Processo: 04/05272-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maysa Furlan
Beneficiário:Welber Carreira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Antifúngicos   Amidas   Piperaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amidas | Atividade Antifungica | Piper Arboreum | Piperaceae

Resumo

O estudo químico biomonitorado das folhas de Piper arboreum (Piperaceae) resultou no isolamento e identificação de sete substâncias, dentre as quais, as amidas pirrolidínicas apresentaram atividade antifúngica potente contra o fungo Cladosporium sphaerospermum. Essas substâncias também foram detectadas nos caules dessa espécie vegetal através de análise via cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE). A análise via CLAE revelou a presença de metabólitos ainda não isolados das folhas de P. arboreum, fato este que despertou o interesse pelo estudo dos caules. O estudo químico deste órgão vegetal será realizado utilizando-se técnicas cromatográficas, incluindo cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), cromatografia em coluna e cromatografia em camada delgada. Os metabólitos isolados serão identificados por técnicas espectrométricas tais como espectrometria no IV e no UV, além de RMN de 1H e 13C mono- e bidimensionais. As frações obtidas no fracionamento cromatográfico, assim como as substâncias puras serão submetidas a bioautografia utilizando-se o fungo Cladosporium sphaerospermum. O presente projeto, além de se configurar em uma abordagem de fronteira nos estudos biológicos desta potencial família vegetal que é a Piperaceae, permite também inserir conhecimento a formação do aluno e fazer a ponte entre sua formação em nível de graduação com a introdução de novos conceitos químicos e biológicos. (AU)

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