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Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade

Processo: 08/54937-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Karin Zazo Ortiz
Beneficiário:Flávia Pereira da Costa
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da linguagem   Distúrbios da fala   Afasia   Escolarização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afasia | Avaliacao | Escolaridade | Linguaguem

Resumo

Resumo: A avaliação de linguagem é um dos objetivos da avaliação fonoaudiológica. Em adultos cérebro-lesados, na; presença de afasia, é comum o uso de baterias de avaliação para a investigação de processamentos lingüísticos que possam estar alterados. Os testes mais utilizados em nosso meio são os testes da bateria Montreal-Toulouse (teste Beta-86 modificado e M1 - ALPHA) e o Teste de Boston para o diagnóstico das afasias. O teste M1 - ALPHA é uma das opções de avaliação, sendo um importante instrumento para o diagnóstico das afasias, especificamente para procedimentos rápidos, incluindo triagens em ambientes hospitalares. Objetivo: verificar o desempenho dos sujeitos normais com baixa escolaridade no teste M1 - ALPHA e obter parâmetros que possam ser utilizados na avaliação clínica de pacientes afásicos com baixa escolaridade, expostos a este teste na avaliação fonoaudioiógica. Material e método: Serão selecionados, aleatoriamente, 30 sujeitos normais com idade inferior a 18 anos e superior a 60 anos, sendo 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino de baixa escolaridade, ou seja, de 1 a 4 anos de estudo, sem antecedentes neurológicos ou psiquiátricos investigados através de um questionário prévio. Todos os sujeitos serão submetidos a aplicação do teste M1-ALPHA. O teste M1-alpha consta de entrevista semi-dirigida, tarefas de compreensão oral e gráfica, repetição, leitura em voz alta, cópia, ditado e denominação. Após a obtenção dos dados da população estudada, os resultados serão submetidos a testes estatísticos pertinentes. (AU)

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