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O kitsch no rock: análise da relação entre vanguarda e cultura industrial, através da pop arte norte-americana e britânica nas capas de disco dos Beatles e dos Rolling Stones

Processo: 08/56704-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Omar Khouri
Beneficiário:Aline Pires Luz
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Design   Comunicação visual   Artes visuais   Crítica de arte   Rock (música)   Kitsch
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Visuais | Comunicacao Visual | Critica De Arte | Design

Resumo

A partir da análise "A estrutura do mau gosto" de Umberto Eco, presente no livro Apocalípticos e Integrados, pretendemos estudar o fenômeno do kitsch presente em um dos aspectos gráficos do rock, que são as capas de disco de dois ícones representativos deste gênero musical, os Beatles é os Rolling Stones, através da relação estabelecida entre estes ícones da cultura industrial com a pop arte norte-americana e britânica. A primeira etapa de seleção das capas será através de uma análise que identificará quais os estilemas retirados da pop arte para a construção visual. A segunda etapa de seleção seguirá os critérios de masscult, midcult e kitsch definidos por Eco em sua análise. Para exemplificar esses critérios serão escolhidas três capas de cada banda, sendo uma masscult, uma midcult e uma kitsch. O objetivo da pesquisa é identificar onde a apropriação de estilemas se mostrou insuficiente, gerando o fenômeno do kitsch, como nos explica Eco, nas capas de disco. Também se tem por objetivo verificar como a pop arte interferiu na linguagem visual do rock, e também, se comprovado, que contribuição o rock com sua linguagem própria pode ter dado à pop arte. Confirmado isso, é válido indagar se a pop arte se apropriou insuficientemente dos estilemas da linguagem própria do rock, participando igualmente do kitsch. Para tais constatações é preciso identificar as influências geradas pelas capas selecionadas em outras capas de disco de rock no âmbito dos EUA e Grã-Bretanha, as influências recebidas por elas, e de onde veio a idéia que as originou, bem como o estudo das capas assinadas por artistas pop dos Beatles e dos Rolling Stones. (AU)

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