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Educação escolar indígena no Brasil: uma revisão da bibliografia de 1988 a atualidade

Processo: 02/07825-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Adriana Queiroz Testa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Direito à educação   Democratização do ensino   Inclusão escolar   Educação escolar   Educação escolar básica   Povos indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democratizacao Do Ensino | Direito A Educacao | Educacao Escolar Indigena | Politicas De Inclusao Escolar | Politicas Publicas De Educacao

Resumo

O projeto de pesquisa "Educação Escolar Indígena no Brasil: Uma Revisão da Bibliografia de 1970 à Atualidade" insere-se no contexto mais amplo do debate acerca da democratização da educação básica, entendendo que esta noção de democracia contempla o direito ao acesso e permanência na escola de toda a população brasileira, inclusive de grupos minoritários, dentre estes as comunidades indígenas. No caso destas, esse direito à inclusão escolar abrange o desenvolvimento de formas específicas e diferenciadas de educação. É o intuito deste projeto mapear e analisar a evolução da temática da educação escolar indígena no período de 1970 a 2002 a partir do levantamento e análise da produção bibliográfica pertinente ao assunto. Trata-se de um esforço no sentido de aprofundamento da discussão escolar e da noção de educação para todos, através da investigação de um aspecto pouco estudado no âmbito da educação formal. (AU)

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