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Projeto de um túnel de água

Processo: 05/60856-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Michael George Maunsell
Beneficiário:João Paulo Panssiera
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cavitação   Dimensionamento   Hidrodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cavitacao | Dimensionamento | Ensaios | Teoria E Experimentacao | Tunel De Agua | Visualizacao

Resumo

O desenvolvimento de um túnel de água está na necessidade de equipar os laboratórios, que estão em formação, do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, incluindo a disponibilidade eventual do túnel para que outras instituições e empresas possam ter acesso ao uso em conjunto com o pessoal da universidade. O túnel pretendido seria parte do Subprojeto "Desenvolvimento de Elementos de Magnetohidro-dinâmica (MHD) baseados em Componentes de Carbono Grafite Ferromagnético" integrado dentro do Projeto de Pesquisa Temático enviado para a FAPESP, "Estudo das Propriedades Físico-químicos de Carbono Grafite Ferromagnético e das suas Aplicações em Tecnologia", do Professor Dr. Fernando M. Araújo-Moreira da Universidade Federal de São Carlos. Para a universidade a construção de um túnel de água consiste no desenvolvimento de uma tecnologia que auxilia na compreensão de fenômenos da dinâmica dos fluidos, tanto aerodinâmicos quanto hidrodinâmicos, permitindo analisar o escoamento em redor de uma aeronave em vôo, ou de um corpo submarino. Além disso, podem ser feitas análises quantitativas medindo-se forças e momentos as quais a aeronave estará sujeita e os esforços devida a própria interferência das paredes do túnel, por exemplo. O trabalho de iniciação cientifica aqui proposto consiste no projeto completo de um túnel de água. Dimensionamento da contração, difusor, telas e bombas de água etc., com a intenção de se obter um túnel com baixa turbulência capaz de fornecer resultados satisfatórios na visualização e quantificação de efeitos aerodinâmicos e hidrodinâmicos. (AU)

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