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Projeto e instalação do conjunto moto-propulsor em configuração pusher no modelo de uma aeronave bi-motor leve, testes em túnel de vento e análise teórica utilizando método dos painéis

Processo: 04/07248-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Michael George Maunsell
Beneficiário:Daniel Alejandro Hidalgo Cerda
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronaves   Aerodinâmica de aeronaves   Propulsão   Distribuição de pressão   Método dos painéis   Túneis de vento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinamica | Distribuicao De Pressao | Interferencia Aerodinamica | Metodo Dos Paineis | Propulsao

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo o projeto e a instalação de um conjunto moto-propulsor em um meio modelo de uma aeronave bi-motor leve, o PA-34 Seneca III (escala 1:6,5). Propõe-se analisar o desempenho aerodinâmico do modelo com o nacele em configuração "pusher" e o conjunto moto-propulsor instalado realizando-se diversos ensaios em túnel de vento. Para a aquisição de dados no túnel, serão utilizados uma balança aerodinâmica para medir as cargas sofridas pelo modelo e um comutador de pressão "Scanivalve" para obter a distribuição de pressão na superfície do modelo, por meio de tomadas de pressão estática instaladas nas regiões a serem estudadas. Os ensaios serão feitos em túnel de vento, com uma velocidade equivalente à de cruzeiro e variação no ângulo de ataque, realizando testes simulando vôo em regime de subida e cruzeiro. O modelo apresenta quatro posições relativas entre nacele e asa (pi, p2, p3 e p4). A etapa de mudança de uma posição para a outra podem acarretar em demasiado trabalho e tempo gasto. Sendo assim, o bolsista compromete-se a analisar pelo menos duas dessas posições a fim de estudar os efeitos provocados pela alteração do escoamento. No final será feita uma análise teórica baseada no método dos painéis para comparar os resultados práticos aos teóricos. (AU)

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