Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenças étnico-raciais e formação do professor

Processo: 97/02867-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de março de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Regina Pahim Pinto
Beneficiário:Helena Slywitch
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Formação de professores   Material didático   Relações étnicas e raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Formacao De Professores | Livros Didaticos

Resumo

O estudo tem por objetivo verificar como vem sendo efetuada a formação fornecida pelas escolas de magistério de primeiro grau para habilitar o futuro professor a interagir com o alunado que se diferencia do ponto de vista étnico-racial. Formação aqui entendida como possibilidade de discutir tempo que eles dêem subsídios para entender questões que dizem respeito ás relações étnico-raciais e seus desdobramentos e, sobretudo, os capacitem a transmitir aos seus futuros alunos uma atitude de respeito em relação às diferenças raciais e culturais. Para tanto, pretende-se investigar o currículo dos cursos de formação de magistério; as fontes de consulta indicados nos mesmos; os materiais produzidos pelos órgãos oficiais sobre formação de professores e, finalmente, os professores desses cursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)