Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de um calçado flexível e desprovido de salto sobre a cinemática da marcha de indivíduos com osteoartrite de joelho

Processo: 08/03335-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Aline Ayako Kimura
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoartrite   Joelho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:calçado | Joelho | marcha | Osteoartrite | Biomecânica

Resumo

A osteoartrite (OA) é a doença reumática crônico-degenerativa mais prevalente entre indivíduos com mais de 65 anos de idade e uma das causas mais frequentes de dor no sistema musculoesquelético e de incapacidades para o trabalho no Brasil e no mundo. O joelho é a segunda articulação mais atingida pela OA, devido à constante descarga de peso e movimentação a qual está submetida. Diante do tamanho impacto que a OA de joelho tem sobre uma das atividades de vida diária mais comuns inerentes ao ser humano - a marcha -, há a precípua necessidade de minimizar os efeitos deletérios causados pela doença. Sabe-se que a progressão da doença se dá devido às altas cargas articulares no joelho e que tal fato está associado a uma alterada cinemática dos membros inferiores. Há evidências na literatura que a marcha descalça minimizaria essas cargas impostas ao joelho, contudo o andar descalço não seria uma tarefa adequada e/ou confortável para esta população. Para tanto, o uso de um calçado que melhor reproduza a cinemática da marcha descalça poderia surtir em resultados satisfatórios para a redução das cargas articulares e consequentemente para a progressão da doença. Diante disso, o propósito deste estudo é avaliar a influência de um calçado flexível e desprovido de salto e da OA sobre a cinemática bidimensional de membros inferiores durante a marcha. Será avaliada a marcha de 30 sujeitos (15 sujeitos com OA grau 2 ou 3 e 15 sujeitos assintomáticos como grupo controle) em condição descalça e utilizando um calçado flexível e desprovido de salto e com um tênis esportivo. Será realizada uma avaliação inicial para investigar os aspectos relacionados à OA e análise cinemática com o auxílio de câmeras ótico-eletrônicas para a aquisição dos deslocamentos angulares de quadril, joelho e tornozelo, suas derivadas velocidade e aceleração, bem como parâmetros espaço-temporais da marcha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TROMBINI-SOUZA, FRANCIS; KIMURA, ALINE; RIBEIRO, ANA PAULA; BUTUGAN, MARCO; AKASHI, PAULA; PASSARO, ANICE C.; ARNONE, ANTONIO C.; SACCO, ISABEL C. N.. Inexpensive footwear decreases joint loading in elderly women with knee osteoarthritis. GAIT & POSTURE, v. 34, n. 1, p. 126-130, . (08/03335-5)