Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biomecânico comparativo de métodos de avaliação do arco longitudinal plantar em crianças de 3 a 10 anos

Processo: 03/00839-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Eliana Harumi Morioka
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Biomecânica   Crianças  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arco Longitudinal Plantar | Biomecanica | Crianca | Fisioterapia | Metodos De Medicao | Pe

Resumo

A literatura fornece poucos dados sobre as características antropométricas das crianças brasileiras. Tais informações acerca dos pés das crianças auxiliariam, por exemplo, na fabricação de calçados mais apropriados, evitando desconforto e possíveis problemas e deformações nos pés, tais como alterações na formação do arco plantar longitudinal. Este estudo visa: (1) descrever características antropométricas do pé da criança brasileira: a conformação do arco longitudinal, comprimento calcanhar-dedo I, largura do pé, largura do calcanhar e ângulo do dedo I; e (2) comparar a eficiência de diferentes métodos de avaliação do arco plantar longitudinal e verificar a validade da aplicação dos mesmos em crianças saudáveis: (a) análise baseada no índice do arco de CAVANAGH & ROGERS, (1987), (b) análise baseada no índice de Chipaux-Smirak, (c) análise do ângulo da impressão plantar baseada em FORRIOL & PASCUAL (1990). Para tanto, será analisado um banco de dados de impressões plantares de 376 crianças escolares da Cidade de São Paulo sem patologias ou deformidades ortopédicas, de ambos os sexos, com idade de 3 a 10 anos. Fisioterapeutas poderiam direcionar melhor a terapia conhecendo parâmetros de normalidade do pé nas diferentes faixas etárias e quantificando os resultados da intervenção sobre o arco plantar através dos métodos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACCO, ISABEL C. N.; ONODERA, ANDREA N.; BOSCH, KERSTIN; ROSENBAUM, DIETER. Comparisons of foot anthropometry and plantar arch indices between German and Brazilian children. BMC PEDIATRICS, v. 15, . (03/00839-9)