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O lirismo de José Saramago: análise da obra Provavelmente Alegria

Processo: 08/58973-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Ferreira
Beneficiário:Elielson Antonio Sgarbi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Poética   Estilística   Figuras de linguagem   Semântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Semantico | Construcoes Imageticas | Estilistica | Figuras De Linguagem | Poetica | Relacoes Simbolicas

Resumo

O projeto de pesquisa proposto analisará as construções imagéticas e estilísticas do escritor português José Saramago na obra Provavelmente Alegria (1970), levando em conta a representação da natureza em suas três manifestações terrenas: reino animal, vegetal e mineral. Tal análise terá por objetivo explicar as relações simbólicas existentes entre os diferentes componentes desses três reinos, possibilitando, dessa maneira, uma maior compreensão de sua obra no que tange à poesia, assunto tão pouco estudado quando se trata de José Saramago. A pesquisa será norteada por pressupostos teóricos da Estilística e da Poética, no que diz respeito à descrição fundamentada em análises realizadas por suporte teórico de autores a exemplo de Aristóteles, Stephen Ullmann e Samuel R. Levin - da estrutura e análise dos campos semânticos existentes nos poemas. Pretende-se realizar uma leitura que apreenda a regularidade estrutural, as figuras de linguagem, a criação de imagens oníricas e a presença de conteúdos temáticos que atualizam assuntos de um repertório universal, com vistas a compor uma síntese das formas, imagens e temas recorrentes responsáveis pela configuração da linha poética do autor. A meta do projeto proposto, portanto, será identificar a fisionomia estilística dominante no livro de poemas, enfatizando seus recursos linguísticos, estruturais e temáticos, de modo a sondar o processo de composição em que é estabelecida uma rede de ligações nos planos semântico e simbólico, com base no elemento linguístico. (AU)

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